22 junho 2006

Visita ao baú - Shriekback "Oil & Gold"

Formados em 1981 por Barry Andrews (ex-XTC, ex-Robert Fripp's League of Gentlemen), Dave Allen (ex-Gang of Four) e Carl Marsh (ex-Out On Blue Six), acompanhados disco a disco por músicos de passagem, os Shriekback eram uma banda pós-punk com batida e baixo a piscar o olho ao funk.
A sua estreia em longa-duração surge em 1983 com Care seguido no ano seguinte por Jam Science.
Mas é, apenas em 1985, com este Oil & Gold que o mundo toma verdadeiramente conhecimento da sua existência (no meu caso a culpa é do António Sérgio que passava insistentemente "Nemesis" no seu Som da Frente).
Contém excelentes canções como "Malaria", "Hammerheads", o já referido "Nemesis", "This Big Hush" e a minha favorita "Faded Flowers" (que coloquei em tantas compilações - ainda em k7 e que podem ouvir aqui).
Fizeram em 1986 mais um excelente álbum Big Night Music mas a partir daí a produção tornou-se mais espaçada com zangas e diferenças de posição acerca do caminho da banda a assombrar o seu caminho.
Gravaram ainda em 1988 Go Bang!, em 1992 Sacred City (bem interessante), em 2000 Naked Apes & Pond Life e em 2005 Cormorant (estes dois últimos não cheguei a ouvir).
Para ilustrar aqui fica o video de "Nemesis".

1 comentário:

I Zimbra disse...

Adoro este disco e foste tu que me o revelaste aí há uns 16 ou 17 anos...
"Everything That Rises Must Converge" é a minha favorita.
Checka http://www.cleartrails.com/